quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Charutos: tudo o que você sempre quis saber

Como cortar um charuto?
Todo charuto tem uma linha próximo a uma de suas pontas. Quando o corte é feito, não pode ultrapassar essa linha, pois caso contrário, você desmonta a capa. O corte tem que ser reto e uniforme. Pode ser feito com uma guilhotina ou tesouras especiais – cada fumante tem sua preferência e instrumento favorito. 

Se ao invés de cortá-lo, faço um furo, o que muda? 
Há um instrumento específico para perfurar o charuto, fazendo um furo em uma de suas pontas. Mas não sou partidária desse método. Se é feito um furo pequeno, toda a nicotina se concentrará em um ponto específico, o que o deixará muito forte. Para mim, é um equívoco, mas vai da preferência de cada fumante.

Morder o charuto para cortá-lo é uma opção?
Não. Simplesmente, não. Fazer um furo é algo aceitável. Morder é uma barbaridade. O corte deve ser perfeito, então se a pessoa tem que ter dentes perfeitos como uma tesoura, sem problemas. Caso contrário, não (risos).

Qual é a maneira correta de acender um charuto?
Nas caixas, os charutos estão separados por uma lâmina de cedro. Essas lâminas devem ser partidas, acendidas e depois, com elas, o charuto é aceso. Ele deve ser virado ao redor da chama, de forma que toda a ponta esteja acesa de forma uniforme. Um maçarico também pode ser usado, mas não os modelos à base de gasolina ou querosene, pois a gasolina contamina o charuto. Fósforos de maneiras mais longos também são adequados. 

Por que não se pode tragar a fumaça de um charuto?
As folhas de tabaco com as quais um charuto é feito são extremamente potentes e danosas para o pulmão. Elas possuem uma quantidade de nicotina muito mais alta do que a encontrada nos cigarros. Se você traga a fumaça, pode ter tonturas e, inclusive, desmaiar. Em Cuba, dizem que uma ressaca de charuto é pior do que uma de rum. Tragar a fumaça é como dar um soco direto no pulmão.

O que faço com a fumaça? Por quanto tempo a mantenho na boca?
Dê uma puxada, sinta o momento, saboreie e depois deixe a fumaça sair. Cada fumante tem o seu tempo – uns fazem isso de maneira mais rápida, outros de forma mais demorada. Mas, geralmente, em dois segundos, a fumaça já se vai. 

É possível acender, apagar e depois voltar a acender um charuto sem perder a qualidade? 
Sim, mas apenas no momento. Estou fumando agora e o charuto se apaga, posso remover as cinzas, limpá-lo e voltar a acendê-lo. Mas se fumo em um momento, paro, vou para casa, e quero reacendê-lo amanhã, não. O charuto estará muito forte, amargo, o sabor estará completamente alterado. Por isso é tão importante escolher um charuto de acordo com o tempo que você tem disponível para fumar. Há charutos de 15, 30 minutos e até mesmo de 1 hora, 1 hora e meia.

Como tirar as cinzas do charuto?
As cinzas têm que cair sozinhas. Bater é coisa de cigarros. Um charuto que mantém as cinzas significa que é de alta qualidade, foi bem enrolado.

Como segurar um charuto nas mãos?
Da maneira que você se sentir cômodo. Assim como segurar uma taça de vinho, há uma variedade de estilos. Não há uma maneira correta ou determinada para isso.Quais as melhores opções para se degustar um charuto junto de uma refeição? 
Há charutos para serem fumados antes de uma refeição. Normalmente, são charutos suaves e pequenos. Minha opinião pessoal: prefiro terminar a refeição e deixar o charuto de sobremesa. Como acompanhada de um vinho e água, depois um café, um charuto e um licor. E chocolate também. Charuto, chocolate e café é uma combinação magnífica. Tudo, porém, tem que estar presente – um charuto forte pede um café e um chocolate igualmente fortes, caso contrário, apenas o gosto do tabaco se destaca. Em termos de bebidas alcoólicas, escolha aquelas que estiveram em contato com madeira – whisky, brandy, cognac, rum, armagnac, vinhos doces como o marsala ou do porto. Todas que passaram por barris de madeira têm traços em comum com o aroma do tabaco, que traz notas de especiarias, chocolates, café. A madeira dá esse toque aos destilados que mencionei. Há uma comunicação entre o tabaco e essas bebidas. 

Molhar o charuto na bebida é aceitável?
Nunca. Se você molha o charuto, coloca umidade nele. Se você tem um tabaco de alta qualidade, porque vai dá-lo outro sabor?

Como devo guardar os charutos?
Normalmente, pessoas que fumam charutos têm um umidificador para guardá-los. O importante é manter a umidade, que deve estar entre 65% e 70%, e a temperatura, que deve ficar abaixo de 18 ºC – o ideal é mantê-los a 16 ºC. Em temperaturas altas, há problema com siodermas. Trata-se de uma larva encontrada na folha de tabaco, que, a partir dos 18 ºC, se desenvolve e estraga com o tabaco, fazendo furos por dentro. Se o charuto apresenta pequenos buracos no exterior, é porque está com sioderma. Trata-se do maior inimigo do tabaco. E as larvas se espalham entre os charutos.

Charutos são como vinhos - quando mais velho, melhor? 
Um charuto pode envelhecer da mesma maneira que um vinho. Há charutos que têm uma vida de 15, 20 anos, até mais. Mas, assim como os vinhos, apenas os charutos de boa qualidade, bem feitos e com boas matérias primas, envelhecem bem.

Quais são seus conselhos para quem deseja começar a fumar charutos? 
Primeiramente, não cometa excessos. Tudo em excesso faz mal. A priori, um charuto não faz mal. Mas se 10 forem fumados, seria como beber duas garrafas de whisky por dia. Escolha o momento certo para fumar, com tempo. Pense nisso como uma experiência. Depois, escolha o charuto. Comece por aqueles mais suaves, de no máximo 25, 30 minutos de duração, de calibre grosso, fácil de fumar. E importante: quando cansar de fumar, deixe o charuto de lado. Se tiver 30 minutos de duração mas com 15 você já estiver cansado, pare. O ato precisa ser prazeroso, não uma obrigação.

Que marcas são recomendadas para os iniciantes, que não sejam tão caras mas de boa qualidade?
Em Cuba, as marcas Premium são caras. Mas La Gloria Cubana e Hoyo de Monterrey são mais suaves, boas para iniciantes. Os charutos brasileiros, em geral, são suaves, então também estão recomendados para os que estão começando a fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário